Sobre

EU ME TORNEI UMA JOALHEIRA
PORQUE CADA JOIA
É UM PEQUENO PEDAÇO DE ETERNIDADE.

As joias de Kika Alvarenga começam no corpo,
O lugar onde a alma encontra expressão.

Como estilista, Kika mergulhou no corpo, aquele que se cobre e se descobre pela fluidez dos movimentos. Como artista visual, ela transformou o corpo em um local de imersão. Ela fez desenhos, esculturas e fotografias; tornou-se permeável a proporções, texturas, juntas. Luz e sombras. Profundidades.

Impulsionada por essa inspiração, a graduada da Central Saint Martins University of Arts de Londres voltou seu olhar para as pedras. Prata. Ouro. A força criativa de seu trabalho reside na intensidade com que ela honra a natureza e acessa sua diversidade. A essência do seu design é fazer brilhar o que há de precioso em cada coisa/elemento/substância/objeto/peça.

As joias de Kika são feitas de revelações pungentes. Na imperfeição de uma pedra pulsa a beleza de sua identidade única. Os contrastes prolongam o olhar. O áspero contém o delicado. Gloss lança brilhos sobre fosco. Peso carrega possibilidades de leveza. A pedra diz onde quer virar joia, o lapidado escuta, o metal recebe.

O ouro deixa-se tornar filamento, relevo e fendas, garras e lugar de repouso onde a pedra pode ser suspensa. E assim as joias de Kika Alvarenga se entregam ao corpo que as usará, trazendo consigo um pedacinho da eternidade.